Primeira foto da continuação de Jumanji: polêmica ou jogada de marketing?

Primeira foto da continuação de Jumanji: polêmica ou jogada de marketing?

Ontem, 20 de setembro, foi divulgada a primeira imagem da continuação de Jumanji. A foto foi postada no Instagram do ator Kevin Hart e mostra ele, o The Rock, a Karen Gillan e o Jack Black caracterizados como seus respectivos personagens. Obviamente, muitos fãs do filme original pensaram em algumas poucas e boas para dizer.

A primeira coisa que vem em mente é o mar de clichês e estereótipos ali mostrados. Nenhum deles se destaca mais do que a Tomb Raider genérica da Gillan. Inclusive, o Collant Sem Decote fez um texto bem bom explicando como esse figurino parece saído do túnel do tempo ignorando todo o bom senso. Outro texto sobre o assunto que vale a pena ler é a opinião do The Mary Sue, porém este está em inglês. Concordo com ambos os pontos de vista: estamos em 2016 e não faz sentido, dado tudo que aconteceu e foi discutido nos últimos tempos, um filme abraçar uma personagem feminina com síndrome de Surmefete.

Tendo dito tudo isso… Vamos para a teoria da conspiração.

Achei bastante deliberada a polêmica. Não me parece algo que os produtores não viram chegando. Me parece que eles contavam com a polêmica para gerar mais conversas ao redor do filme. Essa teoria é baseada no texto que o The Rock escreveu para acompanhar a foto no seu Instagram:

Em específico a parte sobre a Karen Gillian: seu figurino vai fazer mais sentido quando você souber o roteiro. Confie em mim. Ok. Calma. Eu sei. Talvez você tenha lembrado na hora do fiasco que foi a Quiet em Metal Gear Solid V e você tem total razão de não confiar nesse tipo de desculpa. Mas temos que concordar que o Rock parece bastante ciente que isso não só ia virar assunto como faz questão de citar para garantir que as pessoas falem sobre.

E precisamos admitir que não é só a roupa dela que é um grande clichê. Tem o mocinho fortão, o negro meio medroso e o gordo estudioso. Aliás, repare no nome dos personagens. Doutor Bombado Pedrabrava?… Alce Finbar?… Pra mim faz mais sentido que tudo isso tenha sido exagerado de propósito e que o roteiro apresente algo como mundo real versus dentro do tabuleiro. Se fosse apostar em algo, apostaria que esses são na verdade personagens que os jogadores de Jumanji podem escolher.

Disso tudo apenas uma coisa podemos afirmar sem medo: esse foi apenas o primeiro dia de filmagem e muuuuuita coisa ainda vai ser desenvolvida nesse filme. É muito, muito cedo para afirmar se o filme vai ser bom ou ruim — na real mesmo só vai dar pra saber assistindo…. Torcendo para ser algo a altura da memória do Robin Willians. Acho pouco provável que um time desses de atores topariam entrar em um projeto que não fosse minimamente interessante. Ansiosa para maiores detalhes!

Comentários

comments

Comments are closed.